chegou à China oTufão Doksuri

 



 O tufão de Doksuri está a perder intensidade, mas leva chuvas intensas e ventos fortes. Na passagem pelas Filipinas, o tufão provocou perto de 30 mortos e desalojou 40 e duas 1000 pessoas.

Perdeu intensidade vindo das Filipinas, mas não foi suficiente para evitar estragos. Assim que atingiu a China na província de Fujian, várias cidades ficaram completamente alagadas. Milhares de habitações estão sem energia. Mais de 400.000 pessoas já foram retiradas de casa. As equipas de resgate desdobram se no socorro à população. A intensidade das chuvas e as rajadas de vento fizeram levantar parte da cobertura de um estádio de futebol. Em Taiwan, a tempestade provocou a queda de várias árvores e obrigou ao corte das principais vias. As autoridades apelam para que ninguém saia de casa nas próximas horas.

No Mar da China, a ordem é clara para todas as plataformas de exploração de petróleo, uma operação de evacuação que envolveu vários meios aéreos. Doc Sure é o segundo tufão a atingir a China em menos de duas semanas. Está a perder força, mas o rasto que deixa já conta com dezenas de vítimas mortais. Perto da capital das Filipinas, pelo menos 26 pessoas morreram depois do naufrágio de uma embarcação. As autoridades resgataram 40 passageiros, mas há ainda vários desaparecidos. Um deslizamento de terras tirou a vida a quatro pessoas do sul e já está classificado como super tufão. As autoridades prevêem que atinja a zona norte de Pequim nos próximos dias.

Aos fenómenos extremos junta se o mês de Julho mais quente de sempre. Desde que há registos. Os cientistas das Nações Unidas e da União Europeia admitem que este século possa vir a ser o mais quente dos últimos 120.000 anos. O secretário geral da ONU e os especialistas não têm dúvidas de que a ação humana está a contribuir para o aumento das temperaturas e para as alterações climáticas.

Os cientistas do serviço Copernicus, da União Europeia e da Organização Meteorológica Mundial da ONU atrevem se a afirmar que este século vai ser o mais quente dos últimos 120.000 anos.


Leia também

Incêndio na Grécia provoca mais de 4 mortos e várias destruições

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem